Universidade Técnica Estatal de Quevedo (UTEQ)

As origens da Universidade Técnica Estadual do Quevedo do Equador, uma instituição de ensino superior, remontam a 22 de janeiro de 1976, dia de implantação em Quevedo do campus da Universidade de Esmeraldas “Luis Vargas Torres” com programas de Engenharia Florestal e Zootecnia . Após vários anos, o Congresso Nacional tomou a decisão de criar a Universidade Técnica Estadual de Quevedo (UTEQ) e, em 26 de janeiro de 1984, emitiu a Lei da República publicada no Registro Oficial No.674 em 1º de fevereiro de 1984.

Atualmente, a universidade tem cinco Faculdades nas áreas de estudos da terra e ciência da vida: Agrária, Agrícola, Ambiental, Comercial e a Unidade de Estudos de Distância (UED). Além disso, a Universidade possui a Unidade de Pós-Graduação na qual desenvolve os Programas de Mestrado em Contabilidade e Auditoria, Gestão Sustentável de Florestas e Gestão Ambiental, produção animal.

A UTEQ é uma universidade certificada pelo Conselho de Avaliação, Certificação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior em categoria B como uma universidade de alto desempenho. O Conselho Honorável da Universidade, é o órgão colegiado superior superior do nível da diretoria institucional.

O papel do UTEQ no INSPIRE-Grid: responsável pela Tarefa 2.2, envolvido no WP 1,2,3,4.

websitehttp://www.uteq.edu.ec/