Universidade da República (UDELAR) – Centro Universitário Regional Oriental (CURE)

Fundada em 1839, a Universidade da República (UDELAR) é a mais antiga universidade estatal, gratuita e co-governada no Uruguai.

A UDELAR atende 85% de estudantes universitários no país. A universidade reúne mais de 109 mil estudantes de graduação, mais de 11 mil professores e pesquisadores e 6,2 mil funcionários não docentes. Atualmente, oferece 96 cursos de graduação, 40 carreiras técnicas, 78 mestrado, 31 doutores e mais de 141 cursos de pós-graduação. A universidade trabalha em todo o país e está organizada em 15 escolas, 9 institutos e 3 centros regionais com vários ramos e centros experimentais.

 

A pesquisa do Grupo de Estudos Territoriais (GET), com sede no Centro Universitário Regional Oriental (CURE) faz parte do projeto CARE.

O CURE foi fundado em 2010 e uma de suas principais questões de pesquisa é o Planejamento Ambiental, Gestão e Ecologia. O GET surge em 2010 em resposta à convocação de grupos de pesquisa interdisciplinares no âmbito do estabelecimento da CURE. Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, com particular ênfase na gestão da terra e no desenvolvimento sustentável. Também contribui para a conceptualização e análise do planejamento territorial e desenvolvimento local.

O papel de UDELAR-CURE no INSPIRE-Grid: envolvido no WP 1,2,3,4.

website: http://www.universidad.edu.uy/