Universidade de Tolima (UT)

A Universidade do Tolima (UT) foi criada em 1945, com a assinatura do Decreto nº 357, de 10 de março de 1955, que sob a proteção da Portaria nº 26 de 16 de dezembro de 1954 atribuiu o orçamento do departamento. Este Decreto criou os cargos de Reitor e Decano da Faculdade de Agronomia.

A Universidade de Tolima é uma entidade da Universidade Autônoma de caráter oficial do Estado da ordem departamental, com personalidade jurídica, autonomia acadêmica, administrativa e financeira e patrimônio independente.

No que diz respeito às políticas e ao planejamento do setor educacional, está vinculado ao Ministério da educação nacional.

Em 12 de março de 1955, a Universidade do Tolima foi oficialmente inaugurada na Escola de Agronomia San Jorge (dos Salesianos). Pouco tempo depois, a Escola de Enfermagem foi criada e a Escola de Belas Artes foi anexada.

A partir da Década da década de 90, a Universidade do Tolima inicia a abertura de programas no nível de pós-graduação e abre o caminho para a melhoria do nível acadêmico em todos os seus programas, com uma tradição de mais de meio século de profissionais de treinamento.

O papel da UT na INSPIRE-Grid: envolvido no WP 1,2,3,4

websitewww.ut.edu.co